fbpx

Contabilidade para empresas de transporte de pessoal: como melhorar os resultados2 minutos de leitura

Sabemos que os fretamentos de ônibus para o transporte colaboradores trazem inúmeros benefícios às empresas contratantes, aos próprios colaboradores, à sociedade e ao meio ambiente tais como: pontualidade, conforto, aumento da produtividade, evita a inserção de vários carros e motos nas ruas aumentando o trânsito e poluindo mais o ar.

Então, diante da possibilidade de oferecer ao mercado estas soluções, você decide investir tempo e dinheiro na criação do negócio de fretamento de ônibus para empresas. Primeiro, você irá buscar como abrir uma empresa de fretamento de transporte.

Após esta fase, é hora de ir à pratica. E os recursos são altos: compra ou financiamento de ônibus, aluguel ou compra de terreno para garagem, contratação de funcionários, registro nos órgãos competentes como a ANTT – Agência Nacional de Transportes Terrestres, autorizações junto ao DEER – Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais, na prefeitura da cidade sede, junto ao estado e etc.

Após todas as documentações estarem em ordem, a empresa poderá operar e iniciar a busca por contratos ou serviços pontuais com empresas ou pessoas físicas que têm a demanda por este serviço dentro da área de permitida.

É preciso que a empresa esteja em condições legais para operar, pois, o transporte clandestino de passageiros é crime. Este tipo de transporte irregular de pessoas afeta a segurança das pessoas, das via e causa prejuízos ao Estado.

Agora, contabilmente falando, no início desta empreitada, muitos empresários não se preocupam como deveriam em contratar uma contabilidade especializada em transporte de colaboradores. Sim, é preciso, pois, o segmento possui especificidades contábeis que são importantes para a redução de custos a aumento do lucro da empresa e que permita o seu crescimento e competitividade. 

São elas:

  • Consultoria Financeira: a assessoria financeira permite que, não só a empresa prestadora de serviços de transporte de pessoal, mas todas os tipos de negócios conheçam em detalhes as suas despesas, receitas, custos, quais produtos ou serviços geram mais lucros e/ou prejuízos (fluxo de caixa); implante um ERP – Enterprise Resource Planning ou Planejamento dos Recursos da Empresa; precifique os serviços de maneira correta, de forma que possa gerar apenas retorno financeiro para o caixa; e faça futuros investimento com liquidez.
  • Planejamento Tributário: também conhecida como elisão fiscal, o planejamento tributário estratégico (de 3 a 5 anos) e operacional (1 a 2 anos), pode ser aplicado em empresas deste segmento. Esta é uma forma de reduzir os impostos de forma legal, através de brechas na legislação e adequação ao regime tributário anualmente, permitindo, assim, a redução de custos.
  • Lucro Real: Este tipo de Regime Tributário quase sempre é interessante no setor de transporte de pessoal. Entre todos os regimes disponíveis (os demais são Lucro Presumido e Simples Nacional), é o mais justo e ao mesmo tempo complexo, pois, se baseia no resultado real  entre receitas e despesas. Também, é o regime que tem maior possibilidade de utilização do Planejamento Tributário, de compensação de eventuais prejuízos e de reduzir ou suspender o recolhimento do IRPJ e CSLL utilizando-se balancetes mensais e dedução de incentivos fiscais, diminuindo-se assim o IRPJ a pagar.

Gostou deste artigo?
Não esqueça de compartilhar.

logo-tc-webb

A Terceirização Contábil é especialista em abertura de empresa em tempo recorde e manutenção contábil, financeira e pessoal com ótimo custo benefício desde 1995. 

Descubra outros temas como esse...

Artigos relacionados

Diferenças e vantagens entre CLT x PJ.

  A contratação de funcionários sempre despertou muitas dúvidas entre os empresários brasileiros. Porém, nos últimos anos, essas questões se tornaram ainda mais presentes por